Características
Empreendedorismo e
Intraempreendedorismo
O Intraempreendedorismo é praticado a partir do interior da organização.
O Intraempreendedor pode ser caraterizado como uma pessoa que aceita bem a mudança, tem capacidade de questionamento, mas também que se mostra interessado em adquirir novos conhecimentos e em crescer, tanto profissional, como pessoalmente, uma vez que as duas dimensões não podem ser dissociadas.
Uma pessoa pragmática, ou seja, com a capacidade de concretizar as ideias, colocando-as em prática, ultrapassando os obstáculos de maneira resiliente e criativa, e materializando essas ideias num modelo de negócio direcionado para um mercado potencial. Deve por isso, possuir capacidades técnicas que lhe permitam um processamento de informação, concretizando ideias em processos e subprocessos, de forma a atingir o objetivo proposto.
Alguém capaz de traçar um determinado caminho, em direção a um objetivo bem definido, se necessário, conduzindo as outras pessoas da equipa em direção a esse mesmo objetivo. Tem também de ter a capacidade de estimular os outros ao autodesenvolvimento, através de uma liderança pautada pelo envolvimento genuíno, assente na delegação de tarefas e no empoderamento de cada um dos membros da equipa. Para além de liderar, tem de saber levar os outros a pensar.
Capacidade de iniciativa
Capacidade de comunicação
Preocupação com a qualidade do trabalho
Capacidade de planeamento
Monitorização sistemáticos
Reconhecimento da importância do estabelecimento de relações empresarias e comerciais
Diferenças
Os conceitos de empreendedorismo e de intraempreendedorismo não significam exatamente o mesmo
Semelhanças
Conceitos de empreendedorismo e de intraempreendedorismo têm muitas semelhanças e pontos em comum